Horário: a partir das 14 horas
Local: Casa Cultural Tony Petzhold – Av. Cristovão Colombo, 400 (em frente ao shopping Total)
Como: apresentar uma cena, se tiver, ou improviso, se quiser, e uma entrevista.
Inscrição pelo e-mail necitra@canto.art.br com currículo e carta de intenção (compartilhar vídeos, fotos, blogs, etc).
Critérios para a seleção:
– Ter disponibilidade para participar dos encontros: terças e quintas, das 14 às 18 horas.
– Ter interesse em trocar, estudar, pesquisar e criar no âmbito das artes cênicas.
– Preferencialmente ter experiência com circo, dança, teatro ou outras artes e técnicas corporais.
– Idade mínima: 16 anos.
Da participação:
– os selecionados, além de participarem dos treinos e aprenderem as técnicas cênicas desenvolvidas pelo núcleo, poderão também participar das pesquisas e criações de novos trabalhos.
– um ou dois selecionados participarão do novo espetáculo do núcleo, “Mistureba”, contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobrás Carequinha 2012, com ajuda de custo para ensaio e cachê de apresentação.
– todos terão a possibilidade de participar dos eventos realizados pelo NECITRA e Canto – Cultura e Arte, empresa da qual o núcleo faz parte, com cachê.
– possibilidade de receber bolsa para as oficinas do núcleo.
Um resumo sobre o núcleo:
O NECITRA é um coletivo de artistas que compartilham experiências e projetos. Estes profissionais transitam entre o circo, dança, teatro e bonecos, cada um com sua especificidade, mas todos com o interesse comum em compartilhar suas técnicas e se aprofundar em outras, aprimorando-se como um artista da cena.
Temos a cena como um lugar de acontecimento, seja ele a apresentação de uma obra formatada, ou de um improviso. A partir desta perspectiva, o corpo do artista, provedor de ações neste tempo/espaço, tem tanto mais potência, quanto propriedade sobre técnicas e sensibilidades.
O mote do núcleo é a arte circense. Este mote, atravessado por outros campos artísticos (e não artísticos), é assim definido pelos seguintes pontos potentes:
– o encontro sincero e generoso com a plateia (bem representado no jogo proposto pelo palhaço/palhaça);
– a busca pelo domínio técnico (bem representado no jargão do circo tradicional: mais difícil!!)
– a presença cênica indispensável tanto para sustentar o jogo, quanto para manter o nível técnico e evitar o erro.
A esses, se juntam interesses como:
– a percepção corporal a partir da relação com o espaço: o dentro, o fora, o entre – a continuidade corpo/espaço e as variações de ações (por isso um trânsito constante pela dança, bem como pela biomecânica).
– experimentações a partir do cotidiano, como o projeto Tubo de Ensaio, realizado em uma casa de festas (2011) e em um apartamento (2012).
– outros tantos interesses (vídeos, intervenções), quanto forem os integrantes – os expressados aqui tem se repetido nesses quatro anos de grupo, e fazem parte dos meus interesses e, também por isso, destacam-se nesse resumo.
Dito o resumo, dito o contato, ficamos pelas dúvidas, e pelas inscrições. Visite o nosso canal no youtube e navegue pelo nosso blog para saber mais e, qualquer dúvida, entre em contato!
Com atenção,
Diego Esteves – coordenador