Nota de esclarecimento sobre I Encontro Estadual das Artes Circenses e Setorial do Circo

Após reunião realizada no SATED, a Canto criou, em colaboração com os presentes, um documento falando dos evento que serão realizados em Santa Cruz, nos dias 08 e 09 de julho. É importante que todos estejam cientes desse encontro, pois ele é de extrema importância para o futuro de nossa arte no estado.

Nota de esclarecimento sobre I Encontro Estadual das Artes Circenses e Setorial do Circo:

Conforme esclarecido na reunião do dia 13.06, no Sated/RS, com a presença do diretor do Instituto Estadual de Artes Cenicas – IEACEN, Marcelo Restori, a participação no I ENCONTRO ESTADUAL DAS ARTES CIRCENSES e na reunião de constituição da SETORIAL DE CIRCO do RS que acontecerá na sequência do encontro são de grande importância para a articulação da cena circense no RS.

O encontro tem o objetivo de realizar a troca de experiências artísticas e debater questões realcionadas ao fazer circense, enquanto a constituição da Setorial do Circo, tem o objetivo de consolidar uma política de Estado para o setor.

A Setorial de Circo será uma representação da classe circense que terá voz junto à Secretaria da Cultura do RS, ficando encarregada de elaborar um Plano Estadual do Circo. A elaboração deste Plano é de grande importância pois as ações dos gestores públicos a partir de sua publicação deverão ser pautadas nessas diretrizes e não mais dependerão da vontade política de quem está no governo.

A Setorial do Circo será composta por 15 representantes, sendo 5 gestores públicos, 5 artistas circenses e 5 produtores culturais (incluindo artistas que realizam sua auto-produção, artistas-produtores independentes).

Para garantir a representatividade dos grupos que compõem a cena circense atual, os representantes não poderão ser em sua totalidade da mesma região, obedecendo a distribuição da participação entre os COREDES (Conselhos Regionais de Desenvolvimento).

É necessário que se constitua uma Setorial do Circo o mais representativa possível para conseguir captar a diversidade do setor e neste sentido, o grupo que se reuniu no dia 13.06 com o diretor do Instituto Estadual de Artes Circenses – IEACEN, Marcelo Restori, convida a todos para uma pré-discussão nas redes virtuais, finalizando o debate e encaminhando suas deliberações durante o I Encontro Estadual das Artes Circenses (08 e 09/07) e durante a Reunião com a SEDAC/RS (Secretaria da Cultura) que acontecerá no dia 09/07, em Santa Cruz do Sul, após o encontro estadual, onde serão eleitos os representantes para a Setorial do Circo.

O grupo reunido no dia 13.06 sugere os seguintes encaminhamentos a serem compartilhados e discutidos nas redes virtuais e durante o encontro:

– Elaboração de um documento oficial do I Encontro Estadual das Artes Circenses, contendo reivindicações prioritárias e diretrizes base para nortear a discussão e elaboração do Plano Estadual. Estará circulando nas redes uma proposta de carta, as sugestões de alterações devem ser encaminhadas para o e-mail: carta.encontrocircors@gmail.com

– Iniciar reflexão sobre as representações a serem indicadas para constituir a Setorial do Circo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *